Friday, December 16, 2011

humor e piadas para aprender o inglês

Nosso curso tem o lema "Rir é aprender." Mas por que rir? Muita gente acredita que o processo educativo tem ser difícil, sério.... e chato... 

Bem, eu acredito que educação é coisa séria... Muito séria! Mas o processo de aprendizagem não tem que ser sério ou chato. Muita gente acredita que aprender não é brincar... Mas quando foi que começamos a aprender? Durante nossa infância... Toda criança aprende coisas com rapidez.... Sabe o motivo? Criança brinca... Criança aprende brincando...

Todos nós já participamos de algum tipo de jogo e brincadeiras, certo? Alguns de nós até já praticamos esportes...  E para participar nós tivemos que aprender as regras de cada jogo ou brincadeira.

Aprender as regras para jogar é difícil, certo? Talvez no começo quando temos que memorizar as regras ao mesmo tempo em que estamos tentando aprender o jogo... Muitas vezes desistimos e não queremos mais "brincar"... Mas imagine se toda criança desistir de aprender uma nova brincadeira porque não consegue ganhar o jogo da primeira vez? Vai ser uma infância muito limitada não acham?

O que eu quero dizer, é que nós aprendemos com mais facilidade quando estamos nos divertindo. Compreender outro idioma e outra cultura é um desafio, mas esse desafio não precisa ser chato. Apenas precisamos encontrar uma fonte de motivação e um método que se encaixe com os traços da nossa personalidade.

Eu sou horrível em matemática. (Eu quero matar quando estudo matemática! - Ah viram? Estou brincando com a língua portuguesa) Mas quando eu conto minhas coxinhas, eu fico interessado em usar matemática melhor do que normal porque eu tenho um motivo bom!


Essa piada foi mau (Ah... Ou foi ruim?... Ou na "gíria" foi mal ai mano...?) Eu espero que vocês entendam o que eu quero dizer aqui. Se você tem um motivo bom, você pode fazer qualquer coisa. É verdade especialmente com brasileiros. Quando eu conheci a Cris, ela falava muito sobre o povo brasileiro. E ela disse sempre que os brasileiros podem fazer qualquer coisa.


Eu acho que o humor é um motivo bom para aprender uma língua. Se uma coisa é divertida para fazer, nós queremos fazer essa coisa. (Vocês riem quando eu pago micos em português? Sim? Então, vocês querem ler mais para descobrir se eu vou pagar mais?) Humor também é um jeito de relaxar. Quando você não está tenso, você pode aprender mais. O maior obstáculo em um curso de inglês é o silêncio dos alunos que se sentem embaraçados de falar e pagar o mico. Quando você está "rizindo," vocé pode relaxar e aprender. 


Meu português é ruim demais para pôr todos os meus pensamentos sobre esse assunto em palavras, mas eu não desisto. Vou dizer simplesmente: estou escrevendo material para o  curso, e o material está me fazendo rir. Estou fazendo um texto com exercícios divertidos e engraçados. Vai ter vampiros, lobisomens, Lady Gaga, todos os planetas, lasers gigantes, e macacos. Muitos macacos, o animal mais engraçado no mundo! 





Ao mesmo tempo, o material é sobre os fundamentos do inglês, baseado na minha experiência como professor de inglês, aluno de inglês, e meu amor por inglês. 

2 comments:

  1. ok quero aprender mas ainda não vi a aula? acho q n entendi!

    ReplyDelete
  2. Desculpe pelo mal-entendido! Nós estamos desenvolvendo o curso ainda! Se não teremos demoras, o curso vai começar em fevereiro 2012, ou março. Quando eu sei a data, vou anunciar. Você está interessada no nosso curso? Obrigado pela pergunta, e me-advise se você tem mais!

    ReplyDelete